:::: MENU ::::

Scrum e PMBOK 5ª ed.: Trabalhando juntos na Gestão de Projetos – Parte 01

Inicia hoje uma serie de posts, a partir de meus estudos e de minha experiência, sobre a integração do Scrum com o PMBOK5 na gestão de projetos, os posts vão ter frequência semanal (mas isso não é regra) e vai mostrar como a integração entre o Scrum e o Guia PMBOK pode ser feita de forma natural.

Para se entender como essa união é possível, é preciso relembrar que o Guia PMBOK possui inúmeros processos e que abrangem todo o ciclo de vida de um projeto e suas fases. No entanto, o Guia PMBOK sugere tudo o que pode ser feito durante o projeto, mas não diz como fazer – e em alguns momentos não é muito claro na definição dos momentos certos para cada aplicação.

E esse também não é o intuito do Guia. Além disso, para gerentes de projeto menos experientes, algumas perguntas podem pairar no ar como:

– Executo parcialmente ou completamente todos os processos contidos no Guia PMBOK?

– Qual o momento certo para realizar cada um dos processos?

O objetivo da união do PMBOK com o Scrum é apoiar o guia em informações sobre o “como fazer”. De fato o Scrum não é tão abrangente e tão extenso como o PMBOK, mas possui regras, cerimonias e sequenciamentos bem definidos para a aplicação no gerenciamento de projetos. A união dos dois será feita pela perspectiva do Scrum, ou seja, o Guia PMBOK estará dentro do Scrum, pelo fato do Scrum ter um modelo mais simples, menor e mais compacto do que o Guia PMBOK. Pode se dizer que ao “rodar” o Scrum podemos perceber os momentos certos onde o Guia PMBOK pode ser encaixado em sua rotina. Por fim, é possível aplicar os processos do Guia PMBOK de três formas possíveis:

1-      Dentro do ciclo do Scrum: Neste caso será mostrado situações em que os processos do Guia PMBOK se encaixam e rodam perfeitamente durante e dentro do ciclo do Scrum, mas isso não é uma regra.

2-      Externamente ao ciclo Scrum: Este caso se caracterizará pelas situações em que os processos do Guia PMBOK não se encaixam naturalmente em nenhuma da cerimonias do Scrum. Neste momento é aconselhável que que um Gerente de Projetos ou a equipe de gerenciamento do projeto, fique responsável pela execução deste processo.

3-      Em paralelo ao ciclo do Scrum: Este último caso será caracterizado por situações em que os processos do Guia PMBOK apesar de estarem fora do ciclo do Scrum devem ser realizados no mesmo espaço temporal de uma cerimônia do Scrum. Desta vez a sugestão é que no momento em que a cerimonia do Scrum estiver sendo realizada pelo Time Scrum, os processos do Guia PMBOK sejam realizados simultaneamente pela equipe de gerenciamento do projeto.

O objetivo principal das formas de conexão entre o Scrum e o Guia PMBOK é mostrar de forma natural como uma etapa de um pode encaixar em uma fase do outro. Em contrapartida, as divisões existem para que um não interfira no funcionamento do outro, mantendo a integridade da proposta de cada cerimonia Scrum e de cada processo do Guia PMBOK, além de respeitar papeis e responsabilidades de cada um.

A figura abaixo mostra como a ótica do Scrum é o ponto de partida dessa união e como o ciclo de vida do Scrum permite que os processos do Guia PMBOK irão ser suportados, dando apoio e sendo apoiados um ao outro.

Ciclo de vida Scrum + Guia PMBOK

No próximo post da série, irei falar como o Scrum vai suportar o Guia PMBOK com mais detalhes e aplicando algumas regras para a boa convivência entre os dois.

Até a próxima!


4 Comentários

  • Responder Dionei Piazza |

    Muto interessante Dionata.
    Inciarei agora meu MBA de Gerência de Projetos em TI e creio que este seu posto me será útil!

    Obrigado!

  • Responder Paulo Sergio Pereira |

    Bom dia.
    Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa.
    Estou iniciando meus estudos no MBA de Gerenciamento de Projetos na FGV e tentando absorver o máximo de informações sobre as metodologias, estudos e tudo o mais sobre o assunto.
    Grande abraço.

Então, o que você acha disso?

%d blogueiros gostam disto: